PT//

 

“SOMOS TODOS ESTRANGEIROS” é o lema da IIª edição do CINE LUSO Espirito Mundo, um encontro audiovisual temático e de pesquisa dentro do espaço lusófono. O tema dedicado às migrações, explora territórios e identidades, através de um conjunto de documentários, oriundos de países de expressão e língua portuguesa. A acontecer entre 5 e 23 de Novembro, em Bruxelas. A realização é do ESPIRITO MUNDO Asbl.

        

O CINE LUSO Espirito Mundo, é uma mostra audiovisual temática de pesquisa centrada no cinema de produção Lusófona, para abordar temas específicos, escolhidos a cada edição. O CINE LUSO Espirito Mundo, assume-se igualmente como uma plataforma de divulgação, promoção e diálogo intercultural entre países de expressão lusófona e outras comunidades.

 

A IIª edição do CINE LUSO Espirito Mundo segue exclusivamente para o modelo de encontros e debates CINE-DEBATE, com a presença de realizadoras, ativistas, experts em questões de migração e identidade, a acontecer na Maison des Cultures e Maison du Peuple, que este ano conta o apoio da Comunne de Saint Gilles.

 

 “SOMOS TODOS ESTRANGEIROS” centra-se nas Migrações para dar a conhecer realizadores e filmes que se debrucem sobre Território e Identidade, dentro de um conjunto de seis eixos temáticos: QUEM EU SOU NO MUNDO?  Imigração e sentido de pertencimento; A QUEM PERTENCE ESSE LUGAR? A percepção de identidade e os desafios dos povos originários da Amazônia no Brasil; A MEMÓRIA E OS SENTIDOS DA ÁFRICA LUSÓFONA : Os percursos e suas questões; MINHA PÁTRIA, MINHA LÍNGUA? Linguagem, diversidade e identidade na lusofonia; E SE EU NÃO PUDER FICAR?  migrações involuntárias e resistência; BRASIL, UM PAIS FUNDADO NA DIVERSIDADE: A Memória e o percurso migratório em diversas regiões do Brasil. 

 

O Encontro promoverá à semelhança da edição de 2017, uma RESIDÊNCIA CRIATIVA, com o desafio de produzir uma curta-metragem ao longo de duas semanas e contará com artistas e pesquisadores, produtores, realizadores, actores e artistas de vários sectores criativos locais e internacionais. O resultado sera exibido na Maison du Peuple de Saint Gilles, no dia 23 de Novembro com a presença dos realizadores.

 

      

partners
ICONEbr.png
  • Facebook - círculo cinza
  • YouTube - círculo cinza
  • Instagram - Cinza Círculo